As estruturas foram feitas para durarem muitos anos sem colocar em risco a segurança das pessoas. Porém, existe diversos motivos que a fazem ficar comprometida, sendo necessário ter um reforço estrutural.
Patologias são mais comuns de acontecer do que você imagina. Elas podem ser causadas por ação do tempo, ação de agentes químicos, físicos e biológicos, execução incorreta, projeto mal feito, e muitas outros motivos.
Na grande maioria das vezes a causa das patologias vem da falha humana, seja ela na concepção incorreta do projeto, má execução e economia com materiais.
Às vezes podem ocorrer patologias que causam apenas efeitos visuais na estrutura, não a comprometendo. Porém em muitos casos é necessária a execução de reforço estrutural do concreto.
Esse reforço pode ser feito de várias maneiras de acordo com a necessidade de cada caso. Cabe ao engenheiro responsável por ele analisar qual método deverá ser utilizado nesse caso.
Por isso, é importante escolher empresas especializadas que irão executar esse serviço de maneira segura e eficiente e que possuam profissionais capacitados, para que as estrutura não fique mais complicada do que já está.
O reforço estrutural também pode ser utilizado caso haja necessidade de aumentar a carga na estrutura. Isso acontece em construções que querem ser ampliadas, aumentando o número de pavimentos.
Sem um reforço você não poderá ampliar sua construção, a menos que ela já tenha sido projetada para uma possível ampliação futura.
Fazer um reforço é muito importante para que sua estrutura não vá à ruína. É melhor investir em medidas de segurança do que correr o risco de perder toda a estrutura e acabar tendo um prejuízo enorme.
Ao escolher empresas que fazem serviços de reforço estrutural, opte por aquela que ofereça qualidade, eficiência e segurança e que transmita seriedade e responsabilidade com a execução da obra.