O Projeto Técnico para CLCB consiste na apresentação dos sistemas de combate à incêndio do imóvel que busca obter ou renovar o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro (CLCB) como libração automática, alarme e detecção, entre outro em área construída abaixo de 750 m², atendendo alguns requisitos necessários e as taxas devidas ao Departamento de Segurança Contra Incêndio.
O Projeto Técnico para CLCB regular é uma documentação obrigatória exigido pelas seguradoras para emissão de Alvarás, Licenças de funcionamento e Habite-se nos municípios de Estado de São Paulo.
- O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro (CLCB) é o documento expedido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) atestando que, durante o processo de vistoria, a respectiva edificação atendeu todas as exigências de segurança contra incêndio, composta de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir uma ótima avaliação em critérios de proteção e segurança previstas pelo Decreto Estadual nº 56.819/11 e as Instruções Técnicas (IT) do Corpo de Bombeiros.
Como é o procedimento para emitir o Projeto Técnico de CLCB?
1º Passo: É realizada uma vistoria no local e certificando-se a existências de áreas de risco.
2º Passo: Torna-se necessário, a composição dos critérios e a classificação do imóvel na legislação vigente através do preenchimento e um formulário de avaliação de risco.
3º Passo: Caso haja necessidade conforme as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros ocorrerá uma implementação de medidas de melhoria.
4º Passo: Será emitido atestados e laudos conforme ramo de atividade para aplicação das medidas técnicas de segurança contra incêndio.
5º Passo: O Projeto técnico para CLCB possui treinamento de Brigada de Combate de Incêndio e Emissão do Atestado.
Quais os casos em que não é obrigatório o Projeto Técnico de CLCB?
· Os casos em que não possuem obrigatoriedade em adquirir o projeto Técnico para CLCB são residências exclusivamente unifamiliares.
· Outro caso considerado que não possui obrigatoriedade são residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de uma ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.
Para ter a obtenção do projeto técnico para CLCB é necessária que tenha a regularização da edificação comercial de qualquer empresa ou entidade, esse é um dos requisitos mínimos para obtenção do alvará de funcionamentos copilado com outros documentos necessários.
Considerando que não se trata somente de um simples papel, mas sim um documento emitido por um órgão especialista no “Combate à Incêndio”” atestando que a edificação possui tratativas mínimas de segurança contra incêndio e pânico.
Quais são as vantagens em contratar a Riso Engenharia para elaboração do Projeto Técnico para CLCB?
– Projeto técnico para CLCB elaborado por profissionais altamente qualificados.
– Ampla experiência em aprovações de projeto técnicos para CLCB.
– Agilidade em atender a exigências e os prazos de notificações.
– Redução de custos na execução de melhorias e readequações.
– Suporte técnico na instalação ou manutenção do sistema de combate à incêndio de forma a evitar falhas.
Importante – Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo:
E é isso que nós da, Riso Engenharia, com anos de experiência, podemos fazer para você, e lhe garantir o projeto dentro de todas as especificações necessárias e de maneira correta.
Através de nosso projeto para CLCB, será a maneira de mostrar ao Corpo de Bombeiros que sua empresa, está completamente de acordo com os sistemas de segurança, que são exigidas pela legislação de Santos.
E você somente terá essa regularização, através de um projeto para CLCB que contenha o formato necessário para a aprovação.
A Riso Engenharia está pronta para efetuar o projeto para CLCB, que sua empresa necessita. Faça um orçamento.