Patologia das fundações
Pelo fato de estarem enterradas e consequentemente não acessíveis às inspeções periódicas, os defeitos apresentados pelas fundações só são percebidos através das repercussões na obra como um todo.
Tais defeitos podem ser originados por diversas causas, e nem sempre é fácil diagnosticá-los e solucioná-los. O solo é um material complexo, cuja natureza pode implicar em uma variação muito ampla de suas características.
Os problemas mais frequentes nas fundações são causados por recalque ou ruptura do solo, por excesso de carga nas estruturas, por erosões no terreno, pela ação de agentes agressivos e pela própria inadequação da solução adotada.
Uma causa de danos às fundações que até a algum tempo não recebia a devida atenção é a ação das raízes de certos tipos de árvores nas proximidades das edificações. Algumas árvores possuem raízes que se desenvolvem horizontalmente e com grande rapidez, alcançando grande distância e podendo atingir as fundações, seja produzindo recalques ou pela saturação do terreno provocado pela ruptura de tubulações enterradas.
Poços artesianos de pequena profundidade, executados próximos às fundações, podem representar risco devido à possibilidade de carreamento do material do subsolo, sob as sapatas.