O Porque das fissuras, trincas e rachaduras

O Porque das fissuras, trincas e rachaduras.

Os problemas patológicos nas estruturas de concreto geralmente se manifestam de forma bem característica, permitindo assim que um profissional experiente possa deduzir qual a natureza, a origem e os mecanismos envolvidos, bem como as prováveis consequências.

Um dos sintomas mais comuns é o aparecimento de fissuras, trincas, rachaduras e fendas.

Fissura é uma abertura em forma de linha que aparece nas superfícies de qualquer material sólido, proveniente da ruptura sutil de parte de sua massa, com espessura de até 0,5mm.

Trinca é uma abertura em forma de linha que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0,5mm a 1,00mm.

Rachadura é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, podendo-se “ver” através dela e cuja espessura varia de 1,00mm até 1,5mm.

Fenda é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, com espessura superior a 1,5mm.

As fissuras passivas quando chegam à sua máxima amplitude, estabilizam-se devido ao cessamento das causas que as geraram, como é o caso das fissuras de retração hidráulica ou das provocadas por um recalque diferencial de fundação que esteja estabilizado.

As fissuras ativas são produzidas por ações de magnitude variáveis que provocam deformações também variáveis no concreto. É o caso das fissuras de origem térmica e das de flexão provocadas por ações dinâmicas.

Causas mais comuns do fissuramento

A seguir algumas das causas mais usuais do fissuramento das estruturas:

  • Cura mal realizada – ressecamento
  • Retração
  • Variação de temperatura;
  • Agressividade do meio ambiente;
  • Carregamento;
  • Erros de concepção;
  • Mal detalhamento do projeto;
  • Erros de execução;
  • Recalques dos apoios;

 

Carregamento

Uma peça estrutural pode fissurar em consequência dos seguintes tipos de esforços provocados por carregamentos:

 

Cisalhamento – As fissuras de cisalhamento, provocadas pelo esforço cortante, são inclinadas e surgem inicialmente nas proximidades dos apoios, manifestando-se também na parte média das vigas. São geralmente causadas pela deficiência das armaduras de cisalhamento.

 

Torção – As fissuras de torção podem aparecer em vigas de bordo, por excessiva deformabilidade da laje; também são originadas de cargas excêntricas em vigas, ou em vigas que servem de engaste para marquises. Tais fissuras aparecem simultaneamente em todas as faces livres da peça estrutural com desenvolvimento helicoidal.

 

Dos prédios que têm fissuras, 98% apresentam problemas de infiltração.

 

FISSURAS NAS ALVENARIAS

 As fissuras ocupam o primeiro lugar na lista dos problemas mais comuns nas alvenarias. Suas causas nem sempre são facilmente identificadas, porém, o conhecimento das mesmas é de fundamental importância para a adoção dos procedimentos adequados de correção.

As alvenarias apresentam, de modo geral, bom comportamento à compressão, porém o mesmo não ocorre em relação às solicitações de tração, flexão e cisalhamento. Normalmente a quase totalidade dos casos de fissuração em alvenaria são provocadas por tensões de tração e cisalhamento.

Outros fatores que também influenciam na fissuração e nas propriedades mecânicas estão a seguir relacionadas:

– Heterogeneidade resultante da utilização conjunta de materiais diferentes, com propriedades mecânicas e elásticas diferenciadas;

– Geometria, rugosidade e porosidade dos componentes;

– Retração, aderência e retenção de água da argamassa de assentamento;

– Esbeltez, geometria da edificação, presença ou não de armadura, existência de paredes de contraventamentos;

– Cintamentos, amarrações, tipos e dimensões de aberturas de portas e janelas;

– Tubulações embutidas;

– Movimentações higroscópicas e térmicas;

– Tipo de fundação, recalques diferenciais.

 

Causas de Fissura Inclinada:

  • Recalques diferenciais, decorrentes de falhas de projeto, rebaixamento do lençol freático, heterogeneidade do solo, influência de fundações vizinhas.
  • Atuação de cargas concentradas diretamente sobre a alvenaria, devido à inexistência de coxins ou outros dispositivos para distribuição das cargas.
  • Alvenarias com inexistência ou deficiência de vergas e contravergas nos vãos de portas e janelas.
  • Carregamentos desbalanceados, principalmente em sapatas corridas, ou vigas baldrames excessivamente flexíveis.
  • Movimentação térmica de platibanda, ocorrendo fissuras horizontais e inclinadas nas extremidades da alvenaria.

Compartilhe:

Veja mais conteudos...

Colagem de imagens mostrando diferentes tipos de tintas, pincéis e rolos, representando a variedade de materiais e ferramentas utilizados em projetos de pintura.

Patologia nas Pintura

Por: Eng. Bruno Riso Em todos os tipos de edificações são comuns o aparecimento de patologias em pinturas que muitas vezes acabarem de ser executadas.

CORROSÃO DE ARMADURAS

CORROSÃO  DE  ARMADURAS – ORIGEM  DESTA ANOMALIA.   As principais causas para ocorrer a corrosão na armadura da peça de concreto armado são : carbonatação

Deixe seu contato