Segundo a ABNT NBR 15575-1:13 a exposição à água da chuva, a umidade proveniente do solo e aquela proveniente do uso da edificação habitacional, devem ser consideradas, pois a umidade acelera os mecanismos de deterioração e acarreta a perda das condições de habitabilidade e de higiene no ambiente construído.
A principal função do revestimento impermeabilizante é garantir a estanqueidade à água e proteger o espaço interior do edifício. Contudo, este deve igualmente satisfazer as exigências funcionais de segurança, habitabilidade e durabilidade. (SILVEIRA, 2013).
Granato (2013) afirma : Os sistemas de impermeabilizações tradicionais têm como importante função garantir a estanqueidade da edificação, as condições de habitabilidade e preservação da estrutura e acabamentos contra a degradação causada pelas infiltrações, não sendo imposta às mesmas os requisitos de acabamento final da edificação, função estas reservadas às proteções de argamassa, pisos cerâmicos, pedras, e outros tipos de acabamento.
Impermeabilização então é um sistema de proteção contra a ação da água. De acordo com a NBR 9575:2003, é o conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construção. Estanqueidade então é a propriedade de um elemento (ou de um conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluídos através de si. Assim, impermeabilização é um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços) que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluídos, vapores e umidade.
Funções da impermeabilização :
- Aumentar a vida útil das edificações;
- Impedir a corrosão das armaduras de concreto;
- Garantir ambientes salubres;
- Preservar o patrimônio contra intemperismos;
- Proteger as superfícies de umidade, fungos, machas.
Fonte de consulta: Eng. Walberto Melarato